Reduzir custos não deve ser apenas para situações críticas, mas sim, adotada como prática rotineira dentro da organização para promover a sustentabilidade financeira do seu negócio.
Esse artigo serve tanto para sua empresa que esteja crescendo, ou para você que busca por soluções para diminuir os custos atuais com os rótulos ou etiquetas. Se liga nesse material que preparamos especialmente para ajudar você a fechar o caixa com lucro no final do mês:
1 – Tenha tudo na ponta do lápis!
Antes de tudo, você precisa saber o que sai e o que entra no seu caixa. Ter o controle financeiro do seu negócio é essencial para evitar gastos excessivos, e perdas desnecessárias. Planejar o orçamento do seu empreendimento é o início do corte de gargalos. Ainda é fundamental que as contas pessoais estejam separadas da conta corporativa. Se quiser dar uma olhada aprofundada, recomendamos esse artigo da Revista Exame.
2 – Aumente a tiragem
Você pode perguntar: “Mas isso não vai aumentar o custo?”. A resposta é: não exatamente. Ao solicitar um serviço gráfico, existe um custo fixo, que é o setup da máquina gráfica, que envolve questões como inicialização e preparação máquina. Existem casos com tiragem muito pequena em que o custo do setup pode ser mais caro que a produção em si (o preço da matéria-prima, por exemplo, pode ser insignificante nesse caso).
Ao solicitar um serviço com tiragem maior, o custo fixo fica mais dissolvido pelo processo inteiro, provendo um custo bem menor por unidade de etiqueta ou rótulo. Esse aspecto pode variar de acordo com o tamanho da etiqueta.
3 – Reduza a quantidade de cores do seu projeto gráfico
Um dos elementos que pode ajudar bastante na execução do seu rótulo, etiqueta ou qualquer outro autocolante, tanto na agilidade de produção, como na redução do seu custo, é a quantidade de cores utilizadas. Portanto, utilizar cores especiais (como algum PANTONE) além da cromia (as cores básicas de impressão: ciano, magenta, amarelo e preto), é um fator que irá elevar o custo do seu impresso.
Em outros processos gráficos utilizam-se geralmente 4 cores, em processo flexográfico pode ser necessário mais cores, a depender da complexidade do projeto, isso ocorre especialmente em layouts com letras vazadas em branco e marcas com cores específicas.
4 – Utilize facas já disponíveis na gráfica!
Caso você vá iniciar um projeto novo, o ideal é que você busque utilizar uma faca já disponível no seu fornecedor de etiquetas e rótulos. Isso deve ao fato de que o custo de facas flexográficas podem ser elevados, e irá ficar mais evidente se a tiragem for pequena.
5 – Utilize Etiquetas ou Rótulos pré-impressos
Essa é uma solução ideal se você tem uma linha extensa de produtos, com produção em pequena escala de cada item. Sua empresa pode preferir utilizar um modelo padrão de etiqueta ou rótulo, que servirá de base para toda a linha de produtos.
Veja como funciona:
Para utilização desse sistema é necessária a aquisição de impressoras de termotransferência e ribbons (conheça mais sobre o ribbon ao final desse artigo). Dessa forma, a aquisição de etiquetas neutras ou pré-impressas pode ser feita diretamente com seu fornecedor em etiquetas e rótulos, juntamente com o ribbon. Assim, os dados variáveis serão impressos na sua própria empresa.
Veja como podemos ajudar seu negócio com esse tipo de solução.
6 – Pergunte ao seu fornecedor
Nada melhor do que perguntar diretamente ao seu fornecedor de etiquetas e rótulos. Este pode te oferecer soluções práticas para melhoria do seu projeto, como por exemplo, utilização de máquinas gráficas diferentes, que permitam uma otimização no processo de produção ou soluções atualizadas para suas necessidades.
Por exemplo, hoje oferecemos a venda através do cartão de crédito com taxas de juros interessantes no parcelamento, dessa forma, o cliente pode fazer um pedido maior, ao invés de vários pedidos pequenos, resultando num custo mensal reduzido.
Curtiu nossas dicas para baratear seu rótulo? Conheça também os tipos de ribbon e descubra qual o ideal para sua etiqueta ou rótulo!