O que é Ribbon?

Ribbon ou Thermal Transfer Ribbon (TTR) é uma fita formada por uma película muito fina de poliéster, que possui um entitamento, normalmente preto, em um dos lados, para impressão por impressoras transferência térmica.
Ribbons 1 - O que é Ribbon?

Ribbon ou Thermal Transfer Ribbon (TTR) é uma fita formada por uma película muito fina de poliéster, que possui um entitamento, normalmente preto, em um dos lados, para impressão por impressoras transferência térmica.Tem varias formulações, entre elas: cera, mistos (cera e resina) e resinados, conforme a sua necessidade. Além disso, a parte da película que contém a tinta pode estar tanto do lado externo CSO (out), quanto do lado interno CSI (in) do rolo,  isto depende do modelo/marca da impressora utilizada para imprimir a etiqueta. O outro lado da película possui um backcoat especial de silicone para proteger a cabeça de impressão.

Vamos descrever os tipos de ribbon por formulação:

      1 – Ribbon de Cera – Utiliza-se ribbons na formulação de cera para etiquetas de papel e impressões de baixa durabilidade e com pouco ou nenhum atrito com outros materiais. Tem o menor preço entre os três tipos de ribbon.

      2 – Ribbons de Resina – Este ribbon é composto de resina em sua formulação, e oferece maior durabilidade da imagem impressa. Pode ser exposto a riscos de atrito e a severas condições ambientais e oferecem maior resistência do que os demais. É usado em filmes e em tecidos.

      3 – Ribbons Mistos (cera e resina) – Esse produto tem sua fórmula composta por um percentual de resina e outro de cera, sendo que o mais comum é 50% de cada. Os ribbons mistos possuem maior resistência na impressão, já que possuem resina em sua composição, e oferecem maior resistência ao calor e à umidade, bem como à abrasão. Podem ser usados tanto em papel, como em filme e em tecidos. Quando usado com papel transtérmico ou ecotransfer da Fasson, conseguem ter o melhor resultado de impressão em alta velocidade.

Veja como funciona o processo do ribbon:
Ativo 1 - O que é Ribbon?

Existem 3 tipos de impressoras no mercado, conheça:

      1 – Impressora com cabeça Flat – é a mais usada no mercado brasileiro, tem um excelente resultado para impressão de etiquetas. Esse tipo de impressora usa os ribbons de cera, misto e resinado e tem uma velocidade entre 3 a 12 polegadas por segundo.

      2 – Impressora com cabeça Near Edge – essa impressora é desenvolvida para atender a um grande volume de impressão em alta velocidade e em diversos substratos de etiquetas adesivas, principalmente em papel liso, etiquetas em plástico flexível, filmes diretamente na embalagem utilizando o BOPP e PET, oferecendo uma tecnologia exclusiva que permite a utilização completa do ribbon, já que ele é utilizado somente quando realmente é feita a impressão, o que permite uma economia considerável Geralmente usa ribbons que têm composição mista (cera/resina) ou somente resina.

      3 – Impressora Cartão – esse tipo de impressora é especifico para impressão em cartão PVC, para produção de crachás de funcionários, cartões de controle de acesso, cartão de fidelidade, etc. Ela pode imprimir nos dois lados da mídia, impressões monocromáticas ou coloridas. O ribbon é sempre resinado.

Como saber se o ribbon é Interno CSI ou externo CSO?

É possível descobrir colando uma etiqueta adesiva em um dos lados do ribbon. O lado que deixar resíduos na cola da etiqueta é o lado que deve ser utilizado para imprimir as etiquetas, isto é, o lado em contato direto com a etiqueta ou tag.

Para saber se devo utilizar CSI ou CSO, primeiramente, deve-se ver no manual da impressora para saber se o tipo de entitamento do ribbon. Existem impressoras que só possibilitam a impressão utilizando ribbons internos (CSI), outras impressoras só viabilizam com ribbons externos (CSO) e, outras impressoras possibilitam a impressão com ambos os lados do ribbon

Como calcular a quantidade de ribbon a ser utilizada para o consumo total da etiqueta? 

Quantidade de ribbon = (Altura da Etiqueta + Espaço entre as Etiquetas) / Quantidade de Colunas na rolo X Quantidade Total da Etiqueta a ser Impressa / pela metragem do ribbon (450m,360m, 300m, 90m,74m)
É importante colocar das as informações na mesma unidade de medida, no caso, em metros 

Ex:
Altura da Etiqueta : 30mm = 0,030m
Espaço entre etiquetas: 2,5mm = 0,025m
Quantidade de colunas: 3
Quantidade de etiquetas: 50.0000
Metragem do rolo: 76m
     = (0,030+0,0025) / 3 X 50000 / 76
     = 0,0325 / 3 X 50000 / 76
     = 7,12 ribbons, neste caso vc deve comprar 8 ribbons.


Qual temperatura deve ser usada?

Para cada tipo de ribbon e material da etiqueta (papel, BOPP, Polyester, Nylon), utiliza-se uma temperatura e uma velocidade diferente. O melhor ribbon é aquele que utiliza uma temperatura média. Quanto mais alta a temperatura na cabeça de impressão, maior o seu desgaste, sua vida útil. A qualidade da etiqueta em que a tinta deve imprimir também afeta no nível de temperatura usado pela impressora, por exemplo, nos papeis específicos para termo transferência, como o transtérmico ou ecotransfer da Fasson, você consegue utilizar uma temperatura menor e uma velocidade de impressão maior, obtendo um resultado muito melhor e uma preservação maior de sua cabeça de impressão.

Como limpar a cabeça de impressão da impressora térmica?

Com um algodão umidificado com álcool isopropílico, passar no cabeçote até que ele fique limpo. Para uma limpeza completa, repita o procedimento com o rolo de borracha da sua impressora. Faça esse procedimento sempre com a impressora desligada.

Formulações especiais para aplicações especificas:

      1 – Impressão direta em embalagens flexíveis – Ribbon para impressão direta na embalagem, com excelente durabilidade para impressão em ambiente seco e molhado. Temos as opções de cores branca e preta, em resina e misto, conforme a sua necessidade e o material a ser impresso.

      2 – Ultra resina – Ribbon para aplicações muito especiais que requeiram excepcional resistência química e térmica (ao calor). Para impressão em filmes tipo BOPP e Poliéster.

      3 – Resina Têxtil – Ribbon para aplicações têxteis (etiquetas de composição) resistente a lavagem doméstica em diversas temperaturas Para impressão em Nylon, Poliéster e Cetim.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os ribbons, que tal dar uma olhada no nosso catálogo e encontrar um que atenda sua necessidade?  
Ou entre em contato com a gente e peça seu orçamento!

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Pinterest

Acompanhe outras novidades:

Preencha os dados abaixo para obter a melhor solução do mercado!

É uma técnica de rotulagem na qual um rótulo é inserido no molde antes da injeção do material, resultando em um produto final com o mesmo integrado à superfície.

Corte que separa as tiras estreitas em peças individuais.

Corte que separa o substrato em tiras estreitas.

Placa de impressão com a imagem a ser impressa.

Cilindro que segura a chapa flexográfica e transfere a imagem para o substrato.

Cilindro que segura a chapa flexográfica e transfere a imagem para o substrato.

Bobina de substrato que alimenta a máquina de impressão.

Processo de tratamento da superfície do substrato para melhorar

Força aplicada durante a impressão flexográfica para transferir a tinta para o substrato.

Placa que contém a imagem a ser impressa.

Processo de aplicar tinta na chapa flexográfica.

Local onde a chapa flexográfica entra em contato com o substrato para transferir a imagem.

Impressão que utiliza apenas uma cor.

É uma técnica de rotulagem na qual um rótulo é inserido no molde antes da injeção do material, resultando em um produto final com o mesmo integrado à superfície.

As Etiquetas são utilizada para comunicar, identificar, informar, dentre diversas outras possibilidades. As Etiquetas podem ser cortadas em tamanhos diversos e podem ser impressas de 1-8 cores. 

Ribbon ou Thermal Transfer Ribbon (TTR) é uma fita formada por uma película muito fina de poliéster, que possui um entintamento, normalmente preto, em um dos lados, para impressão por Impressoras de Termo-Transferência. O Ribbon tem várias formulações, entre elas: Cera, Misto, Resina, além dos indicados para Confecção e Filme Flexível conforme a sua necessidade.

Material que é impresso, geralmente papel ou filme plástico.

Processo de secar a tinta após a impressão.

Processo de alinhar as cores da imagem na impressão.

Processo de preparação da chapa flebográfica para a impressão.

Máquina utilizada para a impressão de substratos de largura estreita.

Impressão que utiliza várias cores para criar uma imagem.

Sistema de cores usado para garantir a precisão das cores na impressão.

Máquina utilizada para a impressão flexográfica.

Técnica de impressão que utiliza pontos de tamanho variável para criar tons de cinza.

Processo de secagem da tinta utilizando luz ultravioleta.

Dispositivo que ajuda a secar a tinta na impressão flexográfica.

Corantes utilizados em alimentos que podem ser utilizados em embalagens.

Substância utilizada para dar cor à tinta.

Sigla para as cores primárias ciano, magenta, amarelo e preto usadas na impressão colorida.

O BOPP é uma sigla para o termo em inglês biaxially oriented polypropylene que, em português, quer dizer “película de polipropileno biorientada”. O BOPP é muito utilizado no acabamento de capas de cadernos e livros, em embalagens diversas, adesivos, cartões de visita e diversos outros materiais gráficos.

Dispositivo que alimenta o substrato para o processo de impressão.

Material usado para fixar o substrato.

O BOPP térmico é um material sensível ao calor, no qual sua impressão ocorre através do contato com a temperatura da cabeça de impressão. Este tipo de etiqueta dispensa o uso de ribbons, recebendo diretamente o conteúdo pretendido.

Processo de secagem da tinta utilizando luz infravermelha.

Medidor de dureza do rolo anilox.

Material utilizado para proteger e transportar produtos.

Material de suporte usado para a aplicação de etiquetas autoadesivas.

Substrato composto de várias camadas para aumentar sua resistência e barreira.

Substrato composto de várias camadas para aumentar sua resistência e barreira.

Impressão de alta velocidade em substratos contínuos.

Impressão em substratos de larga largura.

Impressão em substratos de largura estreita.

Impressão que cria uma imagem em depressão no substrato através de pressão.

Impressão que cria uma imagem elevada no substrato através de pressão.

Impressão diretamente no substrato.

É um processo de impressão que utiliza placas flexíveis para transferir a tinta para o substrato, sendo amplamente utilizada na indústria de embalagens devido à sua versatilidade e qualidade de impressão